Translate

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PREGAÇÃO DE ROGÉRIO MAGNO - Pertencemos ao Senhor

Em Nome do Pai + do Filho e do Espírito Santo. Amém.


1“Agora escuta, Jacó, meu servo, Israel, a quem escolhi. 2 Eis o que diz o Senhor que te criou, que te formou desde o seio materno e te socorreu: nada temas, Jacó, meu servo, meu Israel, a quem escolhi. 3 Porque derramarei água sobre o solo sequioso e farei-te correr sobre a terra árida, derramarei meu espírito sobre tua posteridade e minha bênção sobre teus rebentos. 4 Crescerão como a vegetação irrigada, como os álamos à beira dos arroios. 5 Um dirá : Eu sou do Senhor, outro reclamará para si o nome de Jacó, um terceiro escreverá na sua mão: Ao Senhor, e receberá o codnome de Israel”.

(Leitura do livro do profeta Isaias, capítulo 44, versículos do primeiro até o quinto – Is 44, 1-5)


Nós pertencemos ao Senhor, como Deus diz em Sua Palavra na Sagrada Escritura, no Livro do Profeta Isaías. Só Jesus pode nos salvar. Ninguém mais.


25 “A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram:
Quem poderá então salvar-se? 26 Jesus olhou para eles e disse : Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível”.

(Leitura do Evangelho de Jesus segundo São Mateus, capítulo 19, versículos do 25º até o 26º - Mt 19, 25-26)

Deus Pai nos deu Seu Filho para nos salvar do pecado e se tornou um de nós; é um homem como nós, menos o pecado. Jesus não tem o pecado original como nós temos. Nós nascemos com este pecado. Através do nosso batismo, pertencemos a filiação divina. Fazemos parte da família de Deus.

1 “E vós estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados 2 que cometestes outrora seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes. 3 Também todos nós éramos deste número quando outrora vivíamos nos desejos carnais, fazendo a vontade da carne e da concupiscência. Éramos como os outros, por natureza, verdadeiros objetos da ira divina. 4 Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, 5 quando estávamos mortos em conseqüência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo, e é por graça que fostes salvos, 6 juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus, com Cristo Jesus. 7 Ele demonstrou assim pelos séculos futuros a imensidão das riquezas de sua graça, pela bondade que tem para conosco, em Jesus Cristo. 8 Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. 9 Não provém das obras, para que ninguém se glorie. 10 Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos”.

(Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículos do primeiro até o 10º - Ef 2, 1-10)

Nós estávamos mortos, como Jesus nos diz na Carta de São Paulo Apóstolo aos Efésios. Se pertencermos ao Senhor, nós iremos com Ele ressuscitar. Nós faremos obras maiores do que Ele fez, pois Ele está junto do Pai e nos envia o Espírito Santo. Nós receberemos o Espírito Santo, por isso faremos obras maiores do que Ele fez.

12“Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. 13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei”.

(Leitura do Evangelho de Jesus segundo São João, capítulo 14, versículos do 12º até o 14º - Jo 14, 12-14)

Nós devemos crer em Jesus. Porque se não crermos, não poderemos fazer as obras que Jesus fez e não estamos em comunhão com Ele. Quando estamos em comunhão com o Senhor, podemos tudo, porque Ele é a nossa força.

Jesus é a nossa Luz. Não podemos andar nas trevas e sermos verdadeiros. Jesus diz que a verdade não está em nós. Se pertencermos ao Senhor, Ele nos purificará do pecado. Nós olhamos mais para as trevas do que para a luz. Esta é a verdade. Jesus nos diz sempre que Ele é o caminho, a verdade e a vida. E ainda diz que Ele é a Luz da Vida; quem O segue, não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida. Como diz o presidente dos EUA: “Sim, nós podemos”. “Nós podemos mudar o mundo pela força da oração”, completa Pe. Jonas Abib. Devemos rezar o Santo Rosário diariamente. Podemos mudar o mundo com a oração do Rosário, participar da Santa Missa com comunhão dominical, fazer jejum, ler e estudar a Bíblia e confessar antes da comunhão. Nossa Senhora nos propôs estas cinco pedrinhas para vencermos definitivamente o demônio. Só com estas pedrinhas” venceremos as forças do demônio.

As Cinco Pedrinhas São As Seguintes:

A Primeira Pedra é o Sacramento da Eucaristia: A Eucaristia é o mesmo Jesus de Nazaré vivo, verdadeiro e ressuscitado. Não é uma presença simbólica de Jesus, mas é a sua presença real. Nós não O vemos, porém acreditamos que Ele está verdadeiramente presente na força da sua palavra. Jesus mesmo, em verdade, nos diz: "tomai todos e comei; isto é o meu corpo que será entregue por vós" . E depois pegando o cálice com vinho, nos fala: "Tomai todos e bebei; este é o Meu Sangue. O Sangue da Nova e Eterna Aliança que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de Mim". A Igreja, que é consciente de um grande mistério, obriga o celebrante, depois da consagração, a proclamar: "isto é o mistério da nossa fé". Com o poder da Eucaristia, podemos nos defender dos ataques do demônio com muita facilidade. A Eucaristia é o sacramento da nossa salvação. Jesus nos convida: "fazei isto em minha memória" e é pela força destas palavras que podemos celebrar a Eucaristia.

A Segunda Pedra é o Sacramento da Penitência (Confissão): É o Sacramento da reconciliação. O Sacramento da reconciliação não é um castigo, mas o presente de páscoa de Jesus ressuscitado. Depois da ressurreição, Jesus apareceu aos seus apóstolos e soprou sobre eles dizendo: "recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhe serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos". Quando é que um sacerdote não pode perdoar um pecado? Quando a pessoa não está sinceramente arrependida. Jesus nos evangelhos nos diz: "existe um só pecado que não será perdoado, nem neste mundo nem no outro mundo, que é : o pecado contra o Espírito Santo". Qual é o pecado contra o Espírito Santo? O pecado contra o Espírito Santo é : a falta de arrependimento, porque no dia do nosso batismo, Jesus fez de nós verdadeiramente filhos de Deus, templo vivo do Espírito Santo e herdeiros dos céus. Desde o dia do nosso batismo, o Espírito Santo fez morada em nós como em um templo.
Quando cometemos um pecado, ele nos impulsiona ao arrependimento, nos ajuda, nos faz sentir um senso de culpa e um desejo de pedir perdão. Se a pessoa não deseja pedir perdão, não poderá ser perdoada, nem neste mundo nem no outro. Porém, não é suficiente confessar o próprio pecado ao sacerdote. É necessário estar sinceramente arrependido para receber a absolvição. Por isso, Jesus fala: "Aqueles a quem perdoardes os pecados, lhe serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos".


A Terceira Pedra é a Leitura e o Estudo da Palavra de Deus : A Palavra de Deus é uma palavra de luz que te faz sair das trevas do pecado. É a palavra da verdade que nos liberta da mentira da qual satanás quer que nós vivamos. É palavra de vida. A palavra de Deus é o mesmo Jesus, que é o Verbo Eterno do Pai e que nos orienta. São Paulo diz: "a fé vem da palavra de Deus e da pregação dela". Lendo a Bíblia, alimentamos a nossa vida espiritual com a Palavra de Deus. Nossa Senhora nos propõe para lermos às 5ªs feiras (dia de adoração ao Santíssimo Sacramento, Jesus Eucarístico), a passagem da Sagrada Escritura: Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus, capítulo 6, versículos do 24 até o 34. Todas as 5ªs feiras é dia de adoração a Jesus Eucarístico. Todas as 5ªs feiras devemos ler esta passagem.

A Quarta Pedra é a Recitação do Santo Rosário: É uma oração maravilhosa. Através da meditação dos 20 mistérios, temos a oportunidade de percorrer toda a vida de Jesus e de contemplar o seu nascimento, a sua vida pública, morte e a sua ressurreição. Meditando os mistérios gozosos, revivemos a alegria do seu nascimento; os mistérios luminosos, revivemos a vida pública de Jesus; os mistérios dolorosos, a estrada de quanto sofreu para a nossa salvação e os mistérios gloriosos, o seu triunfo sobre a morte e pecado, graças a qual foi aberta a porta do céu.

A Quinta Pedra é o Jejum : O jejum é um sacrifício, é uma penitência que ajuda a crescer na humildade e a fortificar a nossa vontade para resistir as ciladas do demônio. O jejum é muito importante. A Virgem pede aos cristãos que podem fazer, de jejuarem a pão e água nas Sextas-feiras. O jejum pode ser feito em diversos modos. Isso implica uma privação. Podemos jejuar com os olhos, evitando de querer uma coisa que não podemos ter; com a boca, evitando de dizer palavras que ofendam os nossos irmãos.
Enfim, se pode jejuar comendo menos que se deseja. O jejum nos purifica e nos fortifica.

Estas "cinco pedrinhas" nos deu Maria para nos ajudar a sermos mais fortes na nossa vida espiritual e a vence r definitivamente o demônio. Deste mesmo modo é que Davi venceu Golias, graças as 5 pedrinhas. Assim Ela nos ensina a vencer satanás, o Golias da nossa vida espiritual. Tudo isto podemos fazer, se quisermos pertencer ao Senhor. Meus queridos irmãos e irmãs, vamos permanecer com Jesus e teremos tudo que quisermos de acordo com a Sua Vontade. Vamos confiar nEle e nos abandonar cegamente nEle.

Sorocaba, 18 de julho de 2009

Rogério Magno , OFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário